Com as novas regras trabalhistas e as possibilidades de terceirizar algumas atividades, muitas empresas estão apostando cada vez mais na terceirização da limpeza.
Além de trazer economia, essa opção ajuda a otimizar os procedimentos de limpeza e deixá-los adequados ao que realmente a empresa necessita.
A terceirização do setor de limpeza faz com que a empresa otimize o tempo de execução das tarefas, se livre de encargos trabalhistas e ainda consiga manter todos os ambientes organizados e limpos.
Como funciona a terceirização de limpeza?
A terceirização da limpeza nada mais é que contratar outra empresa para prestar os serviços de limpeza para a empresa.
As principais vantagens são a agilidade, conhecimento e economia dos custos para a empresa.
A empresária Janete Albuquerque, proprietária da Lady Clean, comenta alguns custos que são reduzidos com a terceirização da limpeza:
• Despesas com salários de funcionários da limpeza;
• Encargos trabalhistas;
• Vale refeição;
• Rescisões trabalhistas;
• Despesas com transporte dos funcionários.
Ou seja, tudo isso fica sob responsabilidade da empresa terceirizada. Dessa forma, a empresa paga somente ao fim do mês o valor acordado entre as partes para a prestação do serviço.
Outra vantagem da terceirização é contratação pontual para eventos, como: workshop, feiras, congressos, reformas no escritório, eventos escolares entre outros.
Permitindo a total flexibilidade para a empresa, em momentos especiais alocar rapidamente mais ou menos profissionais.
Ganho nos procedimentos de limpeza
Ao terceirizar o setor de limpeza todo know-how da empresa de limpeza é implemento, otimizando os recursos e aumentando a eficiência.
A empresa terceirizada faz com os procedimentos de limpeza sejam feitos, conforme o escopo estabelecido entre as partes.
Procedimentos de limpeza são atribuídos:
- Diariamente
- Semanalmente
- Quinzenalmente
- Mensalmente
Em cada evento existe atividades junto com os procedimentos de como fazer. Tudo isso junto com um planejamento, que é chamado de Cronograma de limpeza.
Alguns exemplos de procedimentos de limpeza que a empresa terceirizada pode executar:
Diariamente
- Recolher o lixo dentro dos critérios de coleta seletiva
- Limpar o pó dos móveis e acessórios
- Limpar o banheiro (incluindo os seus acessórios)
- Limpar o piso de todo o estabelecimento
- As demais paredes podem ser limpas com menor frequência
- Repor papel higiênico, papel toalha e sabão líquido
- Limpar eletrodoméstico caso seja estes presentes na atividade
- Semanalmente
- Lavar as lixeiras e secar (lavar e desinfetar com álcool 70% ou hipoclorito de sódio 1%)
- Limpar as paredes azulejadas
- Limpar as geladeiras
Quinzenalmente
- Limpeza dos vidros, janelas, peitoris
- Limpeza de esquadrias
Mensalmente
- Limpar as portas
- Limpeza geral das paredes, colunas e tetos
- Limpeza dos aparelhos de iluminação
Alguns roteiros de limpezas podem incluir procedimento de desinfecção ou esterilização, como em hospitais.
Segundo Janete da Lady Clean, a maioria dos roteiros são totalmente personalizados, pois cada empresa possui suas particularidades.
Outra vantagem marcante é com a sustentabilidade. Geralmente a empresa terceirizada de limpeza trabalha com produtos ecológicos, sem agredir o meio ambiente e com baixo consumo de água.
Cronograma de limpeza, para que serve?
Nem sempre os procedimentos precisam serem executados todos os dias. Um cronograma de limpeza irá proporcionar controle das ações e otimização dos recursos, reduzindo tempo e custos com materiais e mão de obra.
Por isso, uma empresa terceirizada consegue fazer um cronograma de limpeza de acordo com a necessidade de cada cliente.
Dependendo do tamanho da empresa e dos procedimentos que necessitam serem realizados, a empresa terceirizada disponibiliza mais de um profissional, eventualmente, para que o serviço seja feito de forma rápida e sem prejudicar as atividades da empresa.
Um cronograma de limpeza adequado é aquele que cumpre todos os serviços de limpeza contratados no escopo e deixa a empresa sempre limpa. Pronta para receber os funcionários, visitantes e clientes.
O ideal é estabelecer um cronograma de limpeza que não atrapalhe as atividades da empresa durante o expediente.
Se a empresa fecha para o almoço, por exemplo, esse seria um horário bacana para fazer os procedimentos de limpeza em banheiros.
Lembrando que o cronograma de limpeza é adaptável e sempre revisado, pois sempre há um novo aprendizado e otimizações que podem serem feitas.
Conclusão
A terceirização de limpeza além de trazer maior eficiência e redução dos custos, também tem a flexibilidade de dispor mais profissionais em momentos adequados e joga a favor ao meio ambiente. A empresa contratante ganha o escritório sempre limpo com melhor custo benefício.
Por que escolher a Lady Clean?
Solicite uma cotação
Receba agora uma cotação online sem compromisso e surpreenda-se!
Preços e condições sujeito a avaliação. Fique tranquilo, dados em ambiente seguro